Renovação na vida do cristão

Publicado em 20 de fevereiro de 2011 por tiasley 

Veremos neste estudo bíblico, um tema contemporâneo a todos os seres humanos. Pois em dados momentos da nossa vida necessitamos de uma renovação. Isto é o que veremos nas linhas seguintes.

Conceito: Renovação é o ato ou efeito de renovar, tornar novo, recomeçar ou ainda restaurar. O ser humano tem a facilidade de tornar as cousas monótonas, isto se torna uma grande barreira para alcançarmos o que desejamos ou até mesmo necessitamos. Do grego, anakainosis – “renovação”.

JÓ 14:7, 8 e 9 – “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta”.

Jó, através das palavras que formam o texto bíblico acima, compara a vida da árvore com a vida do homem.

Ele retrata que, para uma árvore mesmo cortada, envelhecida ou ainda morta, no seu tronco se tem esperança para ela. Porém, para o homem é diferente.

Enquanto o homem vive, Deus pode renovar ou restaurar sua vida, como aconteceu com o próprio patriarca Jó, que Deus mudou o seu cativeiro:

JÓ 42:10 – “E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía”.

Vejamos algumas áreas em nossa vida que necessitam de uma renovação:

:.

1. Renovação do nosso entendimento – Rm 12.2.

Romanos 12:2 – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Paulo, diz “renovação do vosso entendimento”. Entendimento, compreensão, percepção. Isto para compreendermos a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita.

:.

2. Renovação do Espírito Santo – Tt. 3.5.

Tito 3:5 - “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, …”

:.

3. Renovação do Espírito do nosso sentido – Ef. 4.23.

Efésios 4:22, 23, 24 e 25 - “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.

:.

4. Renovação para o pleno conhecimento – Cl. 3.10.

Colossenses 3:10 – “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;…”

:.

5. Renovação das vossas forças – Is. 40.31.

Isaías 40:31 - “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.

:.

6. Renovação de um espírito reto – Sl. 51.10.

Salmos 51:10 - “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”.

:.

7. Renovação do homem interior de dia em dia – 2 Co 4.16.

2 Coríntios 4:16 – “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.

:.

8. Renovação dos nossos dias como antes – sem cativeiro – Lm. 5.21.

Lamentações 5:21 - “Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes”.

:.

9. Renovação da honra – Jó 29.20.

Jó 29:20 – “A minha honra se renovava em mim, e o meu arco se reforçava na minha mão”.

:.

10. Renovação da esperança – Jó 14.7.

Jó 14:7 – “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos”.

:.

11. Restauração do coração – Is. 61.1.

Isaías 61:1 – “O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;…”

:.

12. Restauração da saúde– Jr. 30.17.

Jeremias 30:17 - “Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela”.

.:.

Vimos desde o início deste estudo bíblico, ou seja, no tema proposto pelo Espírito Santo de Deus, “Renovação na vida do cristão”, de ricos comentários em coerência com a Santa Palavra de Deus. Todos nós sentimos renovados quando Jesus Cristo faz algo novo em nossa vida ou ainda nos restaura de um cativeiro indesejável. Que Deus nos enriqueçam dia após dia.

Pr. José Carlos Henrique
Superintendente da Escola Bíblica Dominical em Jacareí-SP.

Este artigo foi arquivado em Escola Dominical, Pense nisso

Comentários

Um Comentário para “Renovação na vida do cristão”
  1. SANDRA ALBERTO disse:

    ESTOU MUITO AGRADECIDA PELO ESTUDO RENOVAÇÃO NA VIDA DO CRISTÃO. FOI MUITO ÚTIL PARA O QUE PRECISEI. VALEU IRMÃO.

Deixe o seu Comentário